Realizar backups ou cópias de segurança é, juntamente com a encriptação, uma das medidas fundamentais para garantir a segurança dos CryptoEscudos que estão na sua carteira.
Estas cópias devem ser feitas com regularidade, para garantir que todos os endereços recentes (os que são criados por si e os endereços criados automaticamente pela própria carteira para guardar o "troco" de uma transação) são devidamente guardados. O ficheiro "wallet.dat" é o que detém a informação sobre os seus CryptoEscudos, ou seja, tem as chaves privadas que lhe permitem usar os CryptoEscudos dos seus endereços. Caso perca o ficheiro "wallet.dat", perderá também os seus CryptoEscudos.
Pode fazer uma cópia de segurança de duas formas distintas. Com a carteia fechada duplicando manualmente o ficheiro "wallet.dat", ou utilizando a própria carteira. Neste último caso, escolha a opção "Ficheiro"»"Guardar Carteira" e indique o nome e a localização/diretório onde quer guardar o seu ficheiro de segurança.
Tenha atenção ao nome que escolher, pois a sua carteira apenas reconhece o ficheiro "wallet.dat" como o ficheiro onde estão guardadas as suas chaves privadas. É fundamental fazer uma cópia de segurança para fora do seu disco rígido, de modo a salvaguardar as suas moedas caso este tenha alguma avaria.
A reposição da cópia de segurança deve ser feita antes de iniciar o software da carteira CryptoEscudo. Tenha o cuidado de ficar sempre com uma cópia de reserva. Copie então, antes de iniciar o software da carteira, o seu ficheiro do backup para:
[Windows Vista, 7 e 8] C:\Users\oSeuNomeDeUtilizador\Appdata\Roaming\Cryptoescudo\wallet.dat
[Linux] ~/.cryptoescudo/wallet.dat
[Mac OS X] ~/Library/Application Support/Cryptoescudo/wallet.dat
Pode então iniciar a sua carteira que, após a sincronização com a rede, estará recuperada a 100%.