O texto que se segue diz respeito à mineração da moeda. Para começar a usar a carteira CryptoEscudo consulte este link.
A mineração de CryptoEscudos pode ser feita individualmente ou em grupo mas será sempre necessário ter:
uma carteira para gerir o seu saldo e que também é necessária para receber e enviar CryptoEscudos
software de mineração - capaz de gerar novos CryptoEscudos, resolvendo problemas criptográficos
computador com uma boa placa gráfica ou CPU, que tenha capacidade de realizar os cálculos complexos e necessários para criar as moedas
Chegado a esta fase já deve ter feito o download da sua carteira CryptoEscudo que deve estar devidamente sincronizada com a rede e portanto pronta para receber CryptoEscudos.
Se quiser que a sua carteira arranque em simultâneo com o seu computador e com o sistema operativo, vá à opção "Principal" e ative a opção "Começar o CryptoEscudo ao iniciar o sistema".
Se quiser manter a sua carteira aberta durante a sua sessão de trabalho vá à opção de "Configurações" » "Opções" » "Janela" e ative ambas as opções "Minimizar para a bandeja e não para a barra de ferramentas" e "Minimizar ao fechar".
O software de mineração que cada utilizador deve usar, está diretamente relacionado com as capacidades dos componentes do seu computador. Pode ser um software de mineração que tire partido da placa gráfica do computador, ou da sua CPU. A mineração mais eficiente usa as capacidades da placa gráfica, mas os utilizadores com placas mais antigas não terão muitas opções senão tentar minerar usando o seu CPU. Os softwares de mineração mais comuns são: CGminer, CUDAminer, CPUminer e Guiminer.
O software CGminer é apropriado para usar com placas AMD mais recentes; CUDAminer é o software mais indicado para usar com as placas gráficas Nvidia; o CPUminer, apesar de não ser muito eficiente, é o software a usar para minerar com a CPU, por fim, o software GUIminer que pode ser indiferentemente utilizado mas que também não é muito eficiente.
Como referimos no início é possível minerar sózinho (a "solo") ou em conjunto com um grupo de outros mineradores (em "pool").
Apesar de minerar a solo ou em pool ser uma decisão pessoal, a verdade é que na prática a partir de uma certa fase de evolução da moeda deixará de ser rentável minerar a solo. A dificuldade dos cálculos criptográficos vai aumentando à medida que cada vez mais utilizadores estiverem ligados à rede CryptoEscudo a minerar, o que significa que será extremamente difícil para um computador sózinho executar todos os cálculos para conseguir fazer novos CESCs.
É portanto aconselhável que comece por escolher uma pool. A escolha da pool onde se vai juntar para fazer a mineração, fica ao seu critério mas terá sempre de ser uma pool que faça a mineração do CryptoEscudo, como as que temos listadas no nosso forum. Depois de escolher uma pool, poderá ser necessário registar-se e criar uma conta.
As especificações para minerar CryptoEscudos, serão explicadas nos outros tutoriais mas dependem e variam com 3 fatores:
1-sistema operativo, 2-software de mineração, 3-mineração a solo ou em pool.
Informações e dúvidas sobre mineração podem ser esclarecidas junto da comunidade de utilizadores.