O primeiro passo é instalar a carteira desktop do CryptoEscudo - software necessário para gerir o seu saldo e usar os seus CryptoEscudos.
Quando abrir a sua carteira pela primeira vez, ela vai estabelecer ligações e sincronizar-se com a rede do CryptoEscudo. O tempo de demora deste processo está relacionado com a velocidade do seu computador e com o número de ligações que a sua carteira tem com a rede, entre outras aspetos. Durante a sincronização, a carteira CryptoEscudo está a obter o registo das transações já efetuadas e no fim estará sincronizada com a cadeia de blocos do CryptoEscudo.
No ecrã de entrada da sua carteira, é-lhe apresentado o seu saldo de CryptoEscudos e as suas últimas transações.
Use sempre a última versão da carteira disponibilizada pelo CryptoEscudo.
No menu do topo da sua carteira, se clicar na opção "Receber", verá do seu lado direito um "Endereço" que começa com um "C". É o seu endereço CryptoEscudo que deve exibir e partilhar com quem quiser para que lhe enviem pagamentos.
Pode criar tantos endereços quantos quiser, de modo a poder gerir e distinguir em que situações cada um deles é usado. Por exemplo, pode criar um endereço para receber CryptoEscudos proveninentes de mineração e outros endereços para receber CryptoEscudos de artigos que tem à venda. Deve etiquetar devidamente os seus endereços de modo a lhe ser mais fácil gerir a sua carteira e os seus movimentos. Seguindo o exemplo anterior, pode escolher etiquetar os seus endereços com uma descrição do tipo "Pools", "Vendas no OLX" ou "Vendas no Facebook", por exemplo.
Para receber CryptoEscudos, a única ação na sua carteira consiste em criar ou escolher um dos seus endereços, onde pretende receber os CESCs. Note que tornar público o seu endereço CryptoEscudo para lá receber pagamentos é completamente seguro. Ninguém conseguirá usar os seus CryptoEscudos por saber o seu endereço público, apenas lhe poderão enviar para lá moedas.
Para enviar CryptoEscudos a uma pessoa ou a uma empresa/negócio, só precisa de especificar o endereço de destino e a quantia a pagar. Quando envia CryptoEscudos para um endereço que não é seu, está a transferir, para o dono desse endereço, a posse das moedas enviadas.
As transações de CryptoEscudos fazem-se diretamente entre os endereços das partes interessadas, sem interferência de terceiros e sem limites de quantidades. Com o CryptoEscudo, enviar 500 000 CESCs ou 0.005 CESCs demora o mesmo tempo, quer seja para o seu vizinho, quer seja para o outro lado do mundo. Os recursos e a tecnologia usados são os mesmos, quer num caso quer no outro.
Mais uma vez, deve associar uma etiqueta ou descrição ao endereço para onde faz o envio de moedas, de modo a facilitar o seu uso futuro via livro de endereços da carteira.
Se não está a enviar CryptoEscudos pela primeira vez a um qualquer destinatário, pode clicar no botão da sua lista de endereços (no lado direito da sua carteira) e selecioná-lo automaticamente, tendo apenas de especificar a quantia de CESCs que pretende enviar.
A forma mais eficiente de proteger a sua carteira consiste em a encriptar. Mas atenção, caso se esqueça da password escolhida para o fazer, não poderá voltar a usar os seus CryptoEscudos.
As carteiras guardam, sem que você se aperceba, uma chave privada para cada endereço público de CryptoEscudo. São essas chaves privadas, que lhe garantem a si, dono da carteira, o acesso e uso dos CryptoEscudos desse endereço. Ao encriptar a carteira, está a impedir que um qualquer intruso possa usar a sua carteira, onde estão as suas chaves privadas, impedindo-o de gastar as suas moedas.
Para que os dados da sua carteira estejam seguros é fundamental fazer cópias de segurança com regularidade, para que todos os seus endereços e respetivas chaves privadas fiquem devidamente salvaguardados.
Mais informação sobre a sua carteira CryptoEscudo
Veja como fazer e repor cópias de segurança
Veja mais detalhes sobre os cuidados de segurança que deve ter