Para além de saber enviar e receber CryptoEscudos com a sua carteira, pode ser também altamente conveniente, saber tirar proveito das capacidades e potencialidades do CryptoEscudo, para que consiga gerir a sua carteira do modo mais apropriado para si.
Como já deve saber, a sua carteira permite-lhe criar tantos endereços quantos quiser e deste modo separar, por exemplo por atividade, a entrada desses CryptoEscudos, como pode ver no exemplo abaixo.
O que convém agora saber, é que a sua carteira também cria automaticamente alguns endereços, sem que você se aperceba disso.
Sempre que envia CryptoEscudos para outro endereço, o remanescente do movimento (caso o haja) fica guardado num novo endereço de troco criado automaticamente pela sua carteira para esse efeito.
Um exemplo: a carteira da Associação X tem no endereço C1... a quantia de 25000 CESCs, provenientes de doações várias, para as suas obras de manutenção da casa de acolhimento. Quando paga 20000 CESCs à construtora, os restantes 5000 vão para um novo endereço C2... na carteira da Associação X, em vez de se manterem no endereço C1... que recebeu as doações. Este é o comportamento por defeito da sua carteira, mas é possível "obrigar" o troco a ficar no mesmo endereço C1... de modo a obter máxima transparência.
Na opção de "Enviar" podemos especificar o endereço que pretendemos usar para guardar o troco da transação. Seguindo o exemplo citado, seria o endereço C1... Deste modo, por consulta à cadeia de blocos, é percetível para qualquer pessoa que a queira consultar, incluindo a própria Associação X, as entradas e saídas que aconteceram nesse endereço CryptoEscudo, neste caso sabendo quantos CryptoEscudos sobraram da doação e quantos foram efetivamente gastos nas obras de manutenção.Tenha em atenção, que sempre que não especificar aqui um endereço de troco, a sua carteira cria automaticamente um novo endereço onde colocará o troco da transação.
Uma outra funcionalidade que a carteira CryptoEscudo permite, consiste em selecionar um endereço e transação de entrada específicos de onde vão sair os CryptoEscudos quando fizer um pagamento ou um envio de CESCs.
A seleção de endereço/transação de onde vai enviar os seus CryptoEscudos fica ativa apenas para um envio.
É uma funcionalidade importante para certas situações e que contribui para um total controle dos seus próprios CryptoEscudos.Deverá ter ativado "Mostrar opções de total controle de moedas", tal como mencionado anteriormente. Clique em "Entradas" para ver a listagem de todos os seus movimentos de entrada de CryptoEscudos que ainda têm um saldo, no respetivo endereço. Pode escolher entre dois modos de listagem: em modo "árvore" ou modo "lista", mas ambos lhe indicam os detalhes das entradas de CryptoEscudos na sua carteira, nos endereços que mantêm um saldo.
Tem assim possibilidade de, em cada envio que faz, gastar (não em termos de quantidade claro, mas de origem) exatamente os CryptoEscudos que pretende gastar sejam eles, por exemplo, os mais recentes ou com menos confirmações, ou não.